O Estilo de Vida Americano ou American Way of Life possui várias curiosidades que, para um brasileiro, podem soar estranhas ou, no mínimo, diferentes. Pensando em aproximar você da cultura americana, criamos esse super conteúdo para ilustrar essas curiosidades referentes ao modo de vida dos americanos.

Assim como no Brasil, os EUA possuem uma diversidade muito grande e a presença de pessoas de diferentes origens, o que torna o convívio muito interessante, em uma sociedade com diferentes tradições e costumes. Uma dessas tradições é o Thanksgiving Day, ou Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, que é comemorado de um jeito muito especial.

Essa diversidade é o que faz o país tão rico, pois permite que qualquer pessoa, de qualquer origem, consiga perseguir o sonho americano (American Dream) e que, ao final, possa vencer na vida.

No artigo de hoje, você vai saber tudo sobre o Estilo de Vida Americano, que também é conhecido como American Way of Life. Boa leitura!

O que é o Estilo de Vida Americano (American Way of Life)?

O Estilo de Vida Americano ou, em inglês, American Way of Life, é um modo de viver composto por muitos hábitos e costumes bem definidos.

Existem diferentes significados do termo e há quem diga que cada estado americano possui crenças e tradições diferentes. Assim como no Brasil, há diferentes sotaques, diferentes modos de pensar, de agir, de se viver. Ou seja, há diferentes culturas. Apesar de todas essas diferenças, há muito em comum também.

Vejamos, em seguida, mais detalhes sobre a origem deste conceito.

Origem do conceito do Estilo de Vida Americano

O conceito denominado Estilo de Vida Americano se originou nos anos 20, mas ganhou força total no período da Guerra Fria.

A mídia americana elaborou esse conceito para ilustrar ao povo como a vida do cidadão americano era diferente do comunismo soviético. Este discurso foi muito usado para promover o nacionalismo, que é visto até hoje em filmes e na cultura americana de uma maneira geral.

Portanto, é correto afirmar que esse conceito se originou no fim da Segunda Guerra Mundial, quando o mundo todo entrou em novas fases de expansão industrial. Após o final das Grandes Guerras, os Estados Unidos exponenciaram a tecnologia na indústria e no armamento bélico.

No período da Guerra Fria, a população dos Estados Unidos se encontrava bastante fragilizada pelos traumas pós-guerra. Então, o conceito do American Way of Life veio como uma forma de recuperar a alegria e o vigor americano.

Desse modo, a indústria americana passou a produzir em massa, originando o modelo de produção empurrada. Isso fez com que o mercado baixasse seus preços, além de que o crédito foi liberado mais facilmente aos cidadãos.

Um dos grandes empresários que entraram nessa onda e facilitaram a produção e aquisição de automóveis foi Henry Ford. Assim, os carros tiveram queda nos preços, facilitando que qualquer cidadão americano pudesse adquirir um.

A televisão também se tornou um item que tomou conta dos lares americanos, facilitando o trabalho da mídia e unindo os americanos no mesmo conceito. Por isso, o Estilo de Vida Americano está bastante ligado com o consumismo, padrão social e o liberalismo democrático.

Nesse sentido, muitos cidadãos americanos acabaram comprando compulsivamente, adquirindo produtos que, muitas vezes, eram desnecessários. Sem dúvida, esse é um dos pontos negativos do Estilo de Vida Americano.

Significado do American Way of Life

Um dos significados do American Way of Life parte da premissa de que as pessoas vieram para a América em busca de uma vida melhor.

Pode ser usado para representar as maneiras como esses imigrantes acreditavam que os Estados Unidos seriam diferentes e melhores do que o lugar que eles estavam deixando e pode ser codificado nos documentos que formaram os EUA.

Acima de tudo, deve ser reconhecido como uma referência aos ideais aos quais os americanos aspiram e não necessariamente uma declaração da realidade em que vivem.

Para os primeiros imigrantes em potencial, a terra do tio Sam era vista como uma grande terra aberta com abundância de recursos naturais. Um lugar onde, se uma pessoa se esforçasse o suficiente, poderia construir uma vida boa para si.

Para as pessoas que perderam a confiança nas instituições de sua terra natal, parecia ótima a ideia de um lugar onde pudessem lutar por conta própria, sem interferir nas instituições que os perseguiam ou roubavam.

Sendo assim, esse estilo de vida atraiu e promoveu a ideia de individualismo. A ideia de que o trabalho árduo produzia sucesso.

Se uma família reivindicasse uma propriedade e trabalhasse duro o suficiente, ela poderia transformá-la em uma fazenda que forneceria uma vida segura para eles e seus filhos.

Existe um termo que está em desuso, mas, na época em que os EUA foi constituído, era verdade. Esse termo é o “excepcionalismo americano”. É a ideia de que os EUA foram um país único por terem sido criados a partir dos ideais de democracia e liberdade.

Portanto, o Estilo de Vida Americano é representado por um governo formado pelo povo como um meio de proteger sua liberdade e democracia.

Conotação negativa do American Way of Life

A conotação negativa do termo American Way of Life vem de um senso de direito. Um direito que leva a políticas como o destino ao sucesso, que leva a um consumo excessivo e ostensivo. Através desse mesmo termo, os EUA carregam o fardo de terem que ser o país mais rico do mundo.

A conotação negativa surge quando a medida do sucesso está apenas nos resultados e não nos métodos, esquecendo-se de que o estilo americano deve ser a busca de realizações e não somente as realizações em si. O caminho deve ser aproveitado também. 

American Way of Life: resumo de suas características

O American Way of Life é individualista, dinâmico e pragmático (objetivo). Afirma o supremo valor e dignidade do indivíduo.

Ele enfatiza atividades incessantes, pois o perseguidor do sonho nunca deve descansar, mas deve sempre se esforçar para avançar na vida.

Ademais, define uma ética de autoconfiança, mérito e caráter, bem como julgamento por conquistas: “ações, não credos” são o que contam.

É uma perspectiva muito relacionada à meritocracia, na qual temos pessoas sendo recompensadas pelo seus esforços e méritos. Avançar na vida significa ir além e atingir esse algo a mais, que todos buscamos para nós mesmos e nossas famílias.

Apesar de todo o individualismo americano, 0 American Way of Life é humanitário, “prospectivo” e otimista e se baseia muito na vida de personagens protagonistas, que fazem acontecer.

Os americanos são facilmente as pessoas mais generosas e filantrópicas do mundo, em termos de sua resposta rápida e irrestrita ao sofrimento em qualquer lugar.

Progresso, educação e ideais

O americano acredita muito no progresso, no auto-aperfeiçoamento e de maneira bastante fanática na educação. A educação é muito importante para o progresso do país e é muito valorizada.

As universidades americanas são todas pagas, independentemente de serem públicas ou privadas. Mesmo as públicas têm um custo muito alto em comparação a outros países, como o Brasil.

A educação de ensino superior é valorizada nos EUA. Por isso, os valores são muito mais caros, que no Brasil. Os professores são profissionais, que possuem uma boa remuneração e são reconhecidos financeiramente por isso.

Acima de tudo, o americano é idealista, um sonhador, uma pessoa que tem sonhos grandes.

Os americanos podem continuar ganhando dinheiro ou alcançar sucesso rapidamente simplesmente por seus próprios méritos. Porém, o reconhecimento é algo muito importante dentro da sociedade americana. Ele pode ser provindo de coisas “materialistas”, como carros, casas e outros luxos.

Na mente americana isso pode ser justificado pelo serviço, mordomia ou bem-estar geral. Justamente por serem tão idealistas e pregarem a liberdade, os americanos tendem a ser moralistas.

Eles estão inclinados a ver todas as questões como claras e simples, em preto e branco, diferentemente dos brasileiros que conseguem ser mais flexíveis quando analisam os fatos.

13 curiosidades que caracterizam o Estilo de Vida Americano

1. Os americanos são muito supersticiosos

A primeira curiosidade sobre o estilo de vida dos norte-americanos é a superstição. Este é um assunto muito sério para quem vive nos Estados Unidos.

A preocupação com este assunto é tão grande que aproximadamente 90% dos apartamentos de Manhattan não possuem andares com o número 13. Sendo assim, todos os prédios que possuem apartamentos com 13 ou mais andares, não indicam a existência do 13º andar. Nestes casos, o piso pula do 12º para o 14º.

Gatos pretos também são símbolos de superstição nos Estados Unidos e eles pensam que pode dar azar você cruzar com eles no caminho.

 

2. Como funciona o cumprimento entre as pessoas nos Estados Unidos?

É comum, em alguns lugares do mundo, as pessoas demonstrarem maior intimidade no contato com outras pessoas ao se cumprimentarem com abraços e beijos. Isso é muito corriqueiro em países latinos e em alguns países europeus.

E você deve estar se perguntando como funciona o cumprimento das pessoas nos Estados Unidos, não é mesmo? Beijos e abraços não são comuns. Os cidadãos preferem limitar o contato com o habitual aperto de mãos, que é respeitoso e menos caloroso.

Isso não significa que você será destratado. Muito pelo contrário. Nos Estados Unidos, as pessoas são muito educadas e, apesar da frieza, os americanos mantêm um bom comportamento durante o contato com outras pessoas.

3. O Sonho Americano (American Dream)

O American Dream é uma das principais marcas do Estilo de Vida Americano. Este sonho faz referência às ideias de liberdade que incluem prosperidade e sucesso para aqueles que se dedicam arduamente ao trabalho.

O sonho americano também se pauta no ideal de igualdade de oportunidades com base em habilidades e conquistas, permitindo que aqueles que fazem parte da sociedade americana possuam uma vida mais completa e rica.

4. A liberdade de expressão é super valorizada

A Constituição Americana protege prioritariamente a liberdade de expressão frente ao direito à privacidade. Para esta Constituição, o direito do cidadão à expressão de opinião é sagrado para democracia.

Esta defesa é tão antiga quanto o país e sua história. Para os americanos, o direito à se expressar é sagrado, tornando esta sociedade tão democrática e diversificada. Não exercer sua liberdade de expressão é considerada uma ofensa para os americanos.

Portanto, caso você mude para os Estados Unidos, respeite a liberdade de expressão dos indivíduos e, caso discorde de algo, seja político e respeitoso no debate de ideias.

5. A independência como fator do Estilo de Vida Americano

Sabendo que a independência é um dos fatores mais importantes para os americanos, não é de se espantar que isso viesse a fazer parte dos hábitos diários. Conforme mencionado anteriormente, ao contrário do Brasil, um americano não costuma ajudar alguém sem que a pessoa peça.

Por exemplo, uma pessoa sai com inúmeras sacolas do supermercado e, na hora de subir das escadas ou abrir uma porta, ninguém o ajudará. Pode haver outras pessoas olhando, mas ninguém se prontificará a ajudar se isso não for solicitado.

Essa independência pode ser percebida logo quando um cliente chega ao posto de gasolina. Aqui no Brasil, o frentista abastece, recebe o pagamento e, ainda assim, oferece outros serviços, como ver a água e o óleo do motor.

Em solo americano, isso não existe. O próprio cliente pega a bomba e abastece o seu carro.

Outro ponto que demonstra a importância da independência para o americano é o fato da maioridade. Assim, um cidadão dos Estados Unidos já pode tirar a carteira de motorista aos 16 anos, sem contar que esse processo não possui nem 1/3 da burocracia brasileira.

Em contrapartida, um jovem só pode comprar bebidas alcoólicas depois dos seus 21 anos. Isso mostra que a legislação americana não é inconsequente ou mal elaborada. Do mesmo modo, um americano só pode comprar cigarros depois dos 18 anos.

Outro fator que demonstra o padrão de vida lá é que todo americano possui em sua casa três coisas que só algumas famílias brasileiras têm: máquina de lavar louça, máquina secadora de roupa e ar-condicionado.

6. Como funciona o consumo de bebidas nos EUA? Como isso afeta o Estilo de Vida Americano?

O consumo de bebidas nos EUA é algo super restrito e controlado. Diferentemente do que encontramos em terras tupiniquins, é extremamente regulado o consumo de bebidas alcóolicas no país, tornando o ato algo sério e com responsabilidades legais.

Para você ter uma ideia, o consumo só é liberado para maiores de 21 anos e com algumas exigências, que precisam ser cumpridas. A principal delas é que o transporte de bebidas alcoólicas não seja realizado nas ruas, pois isso influencia menores de idade, que não podem e não devem consumir esse tipo de bebida.

Se você realmente for transportar a bebida para algum lugar, você deve fazê-lo utilizando um saco de papel para evitar a exposição da bebida durante seu transporte. Isso vale para todo mundo.

Então, mesmo que você seja brasileiro e maior de 18 anos, nos Estados Unidos, você não poderá consumir qualquer tipo de bebida alcoólica. Todas as liquor stores (locais onde as bebidas são vendidas) e lojas exigem a apresentação do documento de identificação.

Já pensou poder viver o estilo de vida americano? Que tal começar esse processo e imigrar para os Estados Unidos legalmente? A American Project pode te ajudar!

7. As gorjetas e o American Way of Life

Diferentemente do Brasil, em que damos gorjetas apenas em situações específicas, como 10% no restaurante, ou aquela caixinha ao frentista do posto de gasolina, nos Estados Unidos, essa prática é muito mais comum e ocorre em muitas situações. Se você é o tipo de pessoa que não se preocupa em dar gorjetas, talvez tenha dificuldades ao viver nos EUA.

Lá, a gorjeta é praticamente obrigatória. Todo e qualquer serviço que você contrate ou utilize terminará com o cliente dando a gorjeta ao prestador do serviço. Mas, isso tem uma explicação.

Por que, nos Estados Unidos, é esperado a gorjeta (tips) em algumas situações?

Isso ocorre pois muitos trabalhos que ganham tips, como garçons/garçonetes ou cabelereiros, são trabalhos em que a pessoa ganha um valor por hora abaixo do salário mínimo.

Se o salário mínimo é 7,25 dólares por hora, por exemplo, um garçom pode receber, às vezes, 2 dólares por hora. Essa é uma prática comum, pois subentende-se que as tips compõem o salário do indivíduo.

Sendo assim, o estabelecimento não precisa pagar um alto salário e ele é recompensado pelo seu esforço e qualidade do atendimento.

E quanto é um percentual bom para dar de gorjeta nos Estados Unidos?

Não há um percentual fixo para conceder a gorjeta, mas o bom senso recomenda que seja um valor que não vá constranger o cliente e tampouco o prestador do serviço. Você precisa ficar ciente que não dar gorjetas é considerado um ato de desrespeito.

Os americanos entendem que dar gorjetas é uma forma de reconhecer um trabalho realizado e recompensar o seu responsável, além de ser uma obrigação em casos como os de funcionários que ganham pouco por hora e necessitam da gorjeta para ter o salário.

Lembre-se de que aqueles que prestam serviço geralmente dependem da renda da gorjeta e geralmente são gratos por todas as gorjetas recebidas, especialmente quando um serviço rápido e excepcional foi prestado. A gorjeta é o meio pelo qual é possível reconhecer um bom serviço.

As práticas de gorjeta podem variar dependendo da localização nos EUA, e mesmo as orientações publicadas podem variar bastante, dependendo do local.

Por exemplo, alguns americanos não dão gorjeta em um restaurante com buffet, mas geralmente é uma boa forma dar gorjeta de US $ 1 a 2 por pessoa para a equipe que está ajudando as pessoas a se acomodarem no restaurante. O valor chega a 10% se a equipe de garçons estiver recarregando bebidas e ajudando com outros serviços.

A regra geral é dar gorjeta proporcional ao serviço e à qualidade do que está sendo entregue. Quando você gostar muito do serviço, pode dar de 15 a 20% do valor da conta para o garçom.

Pessoas com poder aquisitivo alto podem dar gorjetas generosas. Entretanto, a etiqueta diz que, normalmente, em restaurantes a la carte, você deve deixar pelo menos 10%.

As gorjetas nos restaurantes fast-food não são comuns. Caso você queira dar, pode ser um valor bem baixo, como 1 ou 2 dólares.

8. O ditado de que “ignorance is a bliss” (ignorância é uma benção)

Há um ditado americano que diz que “ignorance is a bliss”, ou seja, a ignorância é uma benção.

Se, por um lado, há a valorização da educação, esta deve ter propósito. Americanos não estudam por estudar, a não ser que haja um propósito claro, mesmo que este for um hobby.

Este dilema adotado por muitos americanos valoriza a liberdade de expressão e a ideia de ter a consciência limpa. Ou seja, tem a ver com não ficar investindo tempo em coisas que não são importantes.

É melhor eu ser ignorante e deixar de saber o que está acontecendo em todos os aspectos da vida, do que me preocupar com coisas que dificilmente me impactarão. Obviamente este é um pensamento um pouco individualista, mas, que nos traz muitas reflexões.

Será que é importante eu passar tanto tempo focado em problemas que eu não terei como atuar? Às vezes a ignorância é uma benção, pois nos deixa mais tranquilo para lidar com nossos próprios problemas.

Há uma música da banda norte-americana Ramones cujo título é justamente este. Ela faz uma crítica à sociedade dizendo que ela está se desintegrando, assim como o meio ambiente.

Em resumo, é melhor não sabermos o que está acontecendo em alguns momentos e aproveitar a vida, ao invés de ficar 100% focado em problemas e ansioso com coisas que não nos afetam diretamente. Confira abaixo a música.

https://www.youtube.com/watch?v=RD_kgKyDk6c

9. O transporte nos Estados Unidos de maneira geral

Quando pensamos nos Estados Unidos, nos vêm à cabeça cidades icônicas como Nova York, Los Angeles, Miami, Detroit, Chicago, dentre tantas outras cidades grandes. Porém, a realidade é que existe uma grande parte da população que vive nos subúrbios e em cidades muito menores que cidades consideradas pequenas no Brasil.

Ao analisarmos as opções de transporte urbano de grandes metrópoles, temos ônibus de linha, metrôs, bicicletas, patinetes e tudo o que você possa imaginar. Porém, quando vamos às cidades pequenas, vemos um país dependente de outros meios de transporte, mais especificamente, carros e ônibus.

Muitas cidades não foram projetadas para pedestres. Há poucas calçadas, dificilmente se vê bicicletas, pois é muito arriscado andar de bicicleta nessas circunstâncias.

Algo muito comum no Estilo de Vida Americano é a adoção do carro como principal meio de transporte. Os adolescentes de 16 anos costumam ganhar carros ou comprá-los através de seu trabalho para ir à escola e se locomover. Como há um conglomerado de cidades pequenas, para ir ao mercado, muitas vezes é preciso ir de carro, já que o transporte urbano não costuma ser muito bom em cidades pequenas.

Caso você se mude para os Estados Unidos e vá morar em uma cidade pequena, muito provavelmente você precisará de um carro para se locomover. É possível viver sem, mas, é muito difícil em algumas regiões.

10. O patriotismo americano está impregnado no Estilo de Vida Americano

Uma das coisas mais marcantes no American Way of Life é o patriotismo. De modo geral, a maioria dos americanos encara o amor à pátria com muita seriedade, tanto é que o Fourth of July é uma data comemorada com extrema seriedade.

Os americanos encaram o Dia da Independência como o marco que deu a liberdade ao cidadão. Dessa forma, a data é vista como o símbolo da possibilidade de se viver e construir a independência individual e da família.

Foi justamente no dia 4 de Julho de 1776 que as Treze Colônias americanas se tornaram independentes da Coroa Britânica, nascendo, então, a possibilidade de que cada cidadão americano poderia lutar pela sua independência individual.

Depois disso, o conceito surgido na Guerra Fria veio fomentar mais ainda o patriotismo americano, fazendo com que a maioria dos cidadãos visse a nação como algo maior do que qualquer outro ideal, sempre visando a liberdade e o liberalismo econômico.

Sem dúvida, o patriotismo e a disciplina do povo americano são fatores que colocaram os Estados Unidos como a maior nação do planeta. Por isso, muitos imigrantes de todos os países acabam procurando entrar legalmente nos EUA.

O desejo de viver em solo norte-americano é tão grande que muitas pessoas procuram consegui-lo de forma ilegal. Porém, esse tipo de prática pode trazer uma série de riscos e problemas, seja uma deportação ou, até mesmo, coisas piores com os coiotes.

11. Se desfazer do que não é mais necessário faz parte do Estilo de Vida Americano

Um hábito muito comum entre os americanos é o Garage Sale. Trata-se da organização de um evento com o objetivo de vender objetos que as famílias consideram desnecessários e, como o nome indica, normalmente isso é feito na garagem das casas.

Além da finalidade financeira de arrecadar um troquinho, o Garage Sale é visto como uma oportunidade de se livrar de objetos que não têm mais utilidade para o dono. Portanto, os preços praticados são bem acessíveis e é possível negociar com os organizadores.

Outra curiosidade americana relacionada ao Garage Sale é a doação de objetos. Ao decidir se desfazer de itens desnecessários, os americanos avaliam aqueles que não possuem valor de mercado e os disponibilizam para doação. Eles colocam esses itens em frente às suas residências com placas indicando a gratuidade.

12. A inovação no DNA do American Way of Life

Assim como a independência, o americano também valoriza muito a inovação e a praticidade. Isso porque os supermercados americanos apresentam uma variedade de produtos incomensurável. Em comparação com os mercados brasileiros, o choque é grande.

Além de gostarem de novidades, os americanos também prezam pela liberdade de escolha. Para quem gosta de uma dieta mais saudável, existem mercados que oferecem aos clientes uma enorme variedade de produtos orgânicos e naturais.

Além disso, nos Estados Unidos, a lei de oferta e demanda é algo bem mais incisivo do que no Brasil. Ou seja, quanto maior a oferta, mais os preços tendem a baixar. Isso faz com que a inovação seja constante, o que acaba trazendo novidades para o mercado quase todos os dias.

É possível citar, por exemplo, os outlets, que são comércios com uma grande quantidade de produtos, que visam oferecer um preço mais baixo ao cliente. Isso acontece também com os restaurantes fast-food, que geralmente permitem repetir o refrigerante sem custo adicional.

E por falar em alimentação, autro hábito do americano é um café da manhã reforçado. Ao contrário do brasileiro que tem o almoço como refeição principal, o americano se alimenta melhor no breakfast.

Sem dúvida, é correto afirmar que o Estilo de Vida Americano exige um alto ritmo dos seus cidadãos. É impossível oferecer inovação constante quando se trabalha em baixa rotação. O jeito americano de viver exige muito movimento e muita criação.

13. Disciplina é regra importante para os americanos

Vale lembrar que os americanos são rígidos e inflexíveis com as regras e a legislação. Por isso, consumir bebidas alcoólicas em locais públicos é algo proibido, ao contrário do que acontece abertamente no território brasileiro.

Além disso, outro fator que demonstra a seriedade do povo americano é a ausência de vendedores ambulantes. Em uma praia, só existem os banhistas e pessoas que lá estão por recreação. Ou seja, não existem vendedores de bebidas, redes, tapetes, chapéus ou qualquer outa coisa.

Da mesma forma, as crianças estudantes são vistas com certa reverência e cuidado. Quando um ônibus escolar pára, todos os outros veículos, independente da mão, são obrigados a parar também. Isso demonstra a disciplina para evitar acidentes com vulneráveis.

Ademais, qualquer tipo de regra precisa ser seguida à risca, caso contrário, as punições são aplicadas de acordo com cada infração. Assim, é possível perceber que muitas coisas normais para o brasileiro são consideradas inaceitáveis para o americano.

American Way of Life no Brasil

No Brasil, existem várias culturas que se aproximam da cultura americana em termos de realizações, trabalho duro, individualismo e busca por realizações grandes.

O maior exemplo do Estilo de Vida Americano no Brasil seria São Paulo, uma cidade onde existem oportunidades de crescimento para empresas de todos os portes e descendentes de várias origens trabalham arduamente para conseguir alcançar seus objetivos.

É possível relacionar o esforço, o individualismo e a busca por realizações cada vez mais. E isso está evidente nos processos seletivos, na concorrência e no sucesso repentino que marcas e empresas conseguem obter no maior centro de negócios do país.

Se você quer alcançar o sonho americano no Brasil, talvez tenha que pensar em se mudar para São Paulo, onde a cultura é muito mais próxima da cultura americana, por esses e muitos outros motivos.

Vantagens e desvantagens do Estilo de Vida Americano

Sabendo que o Estilo de Vida Americano impulsionou o crescimento econômico do país e melhorou o padrão de vida dos cidadãos, é comum achar que ele tenha somente pontos positivos. Porém, esse conceito também possui seu lado negativo.

Em resumo, o Estilo de Vida Americano foi elaborado para reviver o povo que estava emocionalmente abalado com as Grandes Guerras. A fim de entender melhor as vantagens e desvantagens, descreveremos esses pontos a seguir.

As principais vantagens do American Way of Life são:

  • Segurança;
  • Organização e ordem;
  • Pouca burocracia;
  • Preços justos e acessíveis;
  • Ótima infraestrutura urbana;
  • Mobilidade urbana de qualidade.

Entretanto, existem também algumas desvantagens do Estilo de Vida Americano. Veja abaixo:

  • Serviços básicos com altos preços;
  • Serviços de saúde caros;
  • Alta competitividade social e individualismo;
  • Rigidez extrema nas regras.

Em suma, o Estilo de Vida Americano exige muito de um brasileiro, principalmente daqueles que nunca tiveram contato com a cultura americana. Nos Estados Unidos, não existe “jeitinho brasileiro” e a rigidez nas regras é algo inflexível.

Isso vale para a legislação de modo geral, para as leis trabalhistas e para os hábitos culturais. O povo americano não tolera exceções, além de ser extremamente individualista. O senso de comunidade é algo muito rígido.

Outro ponto que foge do Estilo de Vida Americano mas, sem dúvida, torna-se um fator negativo, é a incidência de catástrofes naturais. Os Estados Unidos são um país onde as catástrofes naturais são bastante comuns – isto em comparação com o Brasil.

Os hábitos do Estilo de Vida Americano

Sabendo que o Estilo de Vida Americano fomenta o liberalismo econômico, é fato que isso impacta diretamente os hábitos dos cidadãos. Sem dúvida, uma das coisas que mais dita a realidade nos Estados Unidos é o individualismo.

Os americanos não possuem aquele medo constante de assaltos como podemos observar aqui no Brasil, principalmente nas cidades grandes. Um brasileiro que vive em São Paulo, por exemplo, ao ir morar nos EUA, se surpreende com a segurança que esse país oferece.

Por isso, é bastante incomum ver grades, cercas altas e muralhas nas residências americanas, ao contrário do que se vê pelo Brasil. Em contrapartida, os hábitos das pessoas são rígidos e de acordo com a ordem e as leis.

Como vimos, o famoso “jeitinho brasileiro” não existe por lá, sendo isso considerado uma afronta ao americano. Desse modo, furar filas ou parar em vagas de deficientes sem possuir nenhuma deficiência é algo intolerável. As regras são bastante claras, além de serem respeitadas à risca pelos americanos.

Outro fator que chama muito a atenção é a baixa burocracia. O americano é pragmático, então, contratar ou cancelar um serviço é realmente muito simples. Aqui no Brasil, tentar cancelar a contratação de um serviço pelo telefone é quase uma batalha, de fato.

Da mesma forma, fazer a troca ou devolução de uma mercadoria é muito simples e pode ser feito na hora. O americano tem hábitos práticos e gosta de liberdade, geralmente, qualquer coisa que se queira pode ser conseguida facilmente, e isso faz parte do american dream.

No entanto, os hábitos americanos incluem a individualidade como uma regra. Se um brasileiro vai aos Estados Unidos e espera receber ajuda para alguma coisa, certamente ele ficará frustrado. Nos EUA, nada se consegue sem ir atrás.

Como se adaptar ao Estilo de Vida Americano?

Para que se consiga entrar no Estilo de Vida Americano, é necessário estar sujeito a uma nova forma de interagir com o mundo. Isso porque a vida americana é totalmente diferente daquilo que os brasileiros estão acostumados.

Portanto, é de suma importância estar disposto a se adaptar. O American Way of Life exige muita disciplina e disposição, principalmente no âmbito profissional. Ser um profissional nos Estados Unidos é ter que viver fora da zona de conforto.

Muitos brasileiros que decidem ir viver nos EUA sofrem um choque quando se deparam com o Estilo de Vida Americano. Dessa forma, é exigida uma mudança de hábitos completa, desde a forma que se começa o dia até a maneira de conversar com as pessoas.

Uma das coisas que mais chama atenção é que o americano, de modo geral, começa o seu dia antes do sol nascer. Muitos cidadãos dos Estados Unidos possuem o hábito de acordar bem cedo e, antes do raiar do dia, já estão a caminho do trabalho.

Brasileiros que saem daqui para trabalhar prestando serviços, geralmente, acordam antes das 5 horas da manhã. Evidentemente, existem casos e casos, inclusive muitas vagas de emprego exigem  adaptação à jornada de trabalho e horário de funcionamento, como aqui no Brasil.

Porém, a prestação de serviços diretos ao consumidor, como a construção civil, acaba exigindo que o profissional acorde antes do sol nascer. O americano é um povo que procura explorar o máximo dos recursos, como é a luz do dia para alguns tipos de serviços.

Por conta disso, se adaptar ao Estilo de Vida Americano exige muita disposição e disciplina. Se existe uma regra, ela deve ser cumprida ao pé da letra.

Considerações finais acerca do Estilo de Vida Americano

Como você pode observar, as curiosidades apresentadas sobre o Estilo de Vida Americano fazem com que você possa considerar viver nos Estados Unidos.

A American Project cuida de todo o processo, desde o visto, até encontrar um trabalho para você viver nos Estados Unidos de maneira legal. Se você tem interesse em saber como funciona a imigração EUA, acesse esse link. Temos também um guia sobre vistos nos Estados Unidos (acesse aqui) e sobre o visto EB3 (Green Card para trabalho), que você pode conferir clicando aqui.

E apesar de algumas diferenças quando comparadas a outras culturas, como a nossa, o comportamento das pessoas nos Estados Unidos é respeitoso. Muitos serão os obstáculos apresentados quando você decidir se mudar para os EUA, mas será exatamente a diversidade que permitirá que você experimente uma realidade bem especial, que é o Estilo de Vida Americano.

Quer viver o Estilo de Vida Americano? Para saber como funciona o programa de imigração American Project, preencha o formulário abaixo e receba mais informações sobre como vivenciar o American Way of Life nos EUA!

    [custom_date]