Com as crises econômicas e problemas financeiros no Brasil, muitas dúvidas surgiram sobre a imigração legal para os Estados Unidos e sobre vistos nos Estados Unidos, principalmente pertinentes ao visto EB5, uma vez que serve para empresários e investidores. Desta forma, os Estados Unidos se tornaram uma opção viável para o empresário e investidor que busca investir em um país com mais estável economicamente.

Por estas razões, é importante se atualizar sobre as mudanças sofridas nas classificações de visto depois da aprovação do Consolidated Appropriations Act pelo senado Norte Americano em novembro de 2019.

Nesse artigo, explicaremos o que é o visto EB5, suas implicações e atualizações. Além de tirar as dúvidas de uma vez por todas qual visto vale mais a pena para o empresário EB5 ou E-2?

Tire suas dúvidas e fique por dentro de suas vantagens e desvantagens. Confira a seguir: 

Sumário

O que é o visto EB5?

É um visto, que proporciona ao cidadão estrangeiro a chance de adquirir residência permanente nos Estados Unidos. O fornecimento do EB5 é dado ao aplicante e, por extensão, à sua família imediata. Em retorno, o aplicante deve dispor de um aporte em uma empresa estadunidense que gere novas oportunidades de emprego nos Estados Unidos.

Por via de regra, o aporte associado ao aplicante deve abrir, no mínimo, dez vagas de emprego no mercado dos EUA. Uma vez que as exigências são cumpridas e comprovadas, o aplicante do visto EB5, tal como seus familiares, recebem a permissão para residir permanentemente nos EUA.

Assim, torna-se possível ao aplicante e seus familiares morarem, bem como trabalharem, em quaisquer regiões norte americanas.

Voltar ao topo

Para quem o visto EB5 é destinado?

Os vistos EB5 (conhecidos também como Vistos de Emprego de Quinta Preferência) são destinados, em particular, para investidores estrangeiros.

Ou seja, aqueles que aplicam para o visto EB5 devem dispor de uma quantia de investimento designada a entidade estadunidenses. Como mencionado acima, o requisito tem como critério a criação de dez vagas de emprego em período integral.

Em suma, é requerido que os aplicantes desta classificação de visto invistam um capital de cerca de novecentos mil dólares. Além disso, quando se trata de empresas norte americanas comerciais, esse valor sobe para um milhão de dólares.

As variações ocorrem de acordo com a localização da empresa estadunidense a receber o valor investido. Desse modo, as exigências do capital obrigatório ficam a depender desse critério a ser avaliado.

De fato, o investidor do EB5 tem a alternativa de aplicar o investimento em empresas conhecidas como Centros Regionais, isto é, empresas destinatárias do USCIS para administrar projetos de aplicações de capital EB5.

Anualmente, são reservados dez mil vistos, emitidos pelo USCIS para candidatos aos vistos EB5. Dos dez mil vistos, três mil deles são designados aos aplicantes estrangeiros que investem nos Centros Regionais correspondentes.

Voltar ao topo

Vantagens do vistos EB5

Sem dúvida, o visto EB5 tem vantagens para seus investidores. Quando comparado às demais classificações de vistos para imigrantes, seu maior diferencial é o tempo. Isto é, quando o assunto é conquistar a cidadania americana, o EB5 é um dos modos mais ágeis.

Afinal, quando o visto do cliente é aprovado, o aplicante recebe um green card para si mesmo e sua família. O green card, por sua vez, tem validade condicional de dois anos. Ou seja, passado o período de dois anos, o aplicante pode solicitar a retirada dessa condicionalidade. Assim, adquire um green card de ordem permanente.

Com uma vivência de três anos com o porte do green card permanente, isto é, após estar estabelecido há cinco anos nos Estados Unidos, é possível fazer a solicitação da cidadania americana. Essa possibilidade abrange não somente seu aplicante, como também os membros de sua família imediata.

A cidadania americana, por sua vez, provém garantia e segurança ao investidor e sua família. Afinal, garante a permanência por tempo indeterminado nos Estados Unidos, com todos os direitos reservados. Desse modo, os filhos do aplicante EB5 recebem o direito de trabalhar e estudar em qualquer território estadunidense. De fato, essa garantia não expira mesmo após o jovem completar vinte e um anos.

Quer saber com otirar o EB5 e buscar mais informações? Veja o guia, que pode ser comprado diretamente na Amazon.

Voltar ao topo

Benefícios do visto americano EB5

Como visto, a maior vantagem do EB5 são suas garantias e seguranças, além da rapidez. Sem dúvida, ele representa um atalho para o investidor e sua família obterem o green card, alcançando, então, a tão desejada permissão de residir permanentemente nos Estados Unidos.

Essa agilidade traz outros benefícios aos investidores e familiares imediatos que desejam residir nos EUA. Entre eles, estão os que destacamos em seguida.

Não há exigência quanto ao idioma

Não existem requisitos quanto à fluência e compreensão do idioma. Ou seja, não é necessário que os candidatos tenham nível de inglês básico, intermediário ou avançado. Para quem não é fluente na língua, o EB5 é uma opção permissiva.

A família imediata pode se candidatar

O visto EB5 não é válido apenas ao investidor, como também a toda sua família imediata. Portanto, ao aplicar o capital obrigatório, todos os familiares correspondentes recebem o benefício do green card.

Voltar ao topo

Não há limite de idade para investidor

Não é estipulada nenhuma idade máxima para os candidatos a aplicantes do EB5. Qualquer cidadão que dispor do capital obrigatório e cumprir os requisitos pode se candidatar.

Taxas altas de aprovação

O investimento é permanente e as taxas de aprovação são altas, ultrapassando 90%. Portanto, é um modo bastante assegurado de imigrar para os Estados Unidos.

Residência e trabalho nos Estados Unidos

O visto EB5 proporciona a possibilidade de residir e trabalhar legalmente em quaisquer regiões dos Estados Unidos. Essa permissão abre alternativas para aqueles que optam por essa categoria.

Voltar ao topo

 

Desvantagens do visto EB5

De fato, o EB5 está vinculado a claras vantagens aos candidatos. No entanto, esta categoria de visto representa uma larga e expressiva desvantagem: o investimento.

O visto de imigrante EB5 exige do investidor um capital ostensivo de quinhentos mil dólares. Além disso, é necessário que a empresa a receber o investimento gere dez vagas de emprego.

Por isso, apesar de ser rápido e não envolver a aprovação no DOL (Ministério do Trabalho Americano – Department of Labour), o EB5 não é nem de longe o mais acessível. E a previsão não é otimista para quem está buscando residência nos Estados Unidos por intermédio do EB5. Afinal de contas, em novembro de 2019, o valor subiu de 500.000 para 900.000 dólares.

Sem dúvida, um preço alto, que exige do investidor um capital aproximado de um milhão de dólares. Por isso, esse é um visto bastante exclusivo, que pode não caber no bolso de todos que perseguem o sonho de residir em terras norte americanas.

O que fazer, portanto, quando não dispõe desta quantia? Existe uma alternativa acessível que não abre mão de benefícios?

Dentre as categorias de visto de imigração, existe o visto EB3. No atual governo norteamericano, este visto é um dos mais solicitados devido à sua crescente valorização. Afinal, as circunstâncias atuais fizeram com que esse visto crescesse aos olhos de estrangeiros e empresas americanas.

Tire suas dúvidas e compreenda tudo sobre o visto EB3, bem como os benefícios e requisitos para candidatura a seguir!

Voltar ao topo

 

Quais as diferenças dos vistos EB5 e o E-2?

 

Ambos são destinados para estrangeiros que buscam investir em empresas dos Estados Unidos, a maior diferença entre eles é a quantia que deve ser investida, quem pode aplicar e o tipo de visto. No EB5 pessoas de qualquer nacionalidade, inclusive brasileiras podem se candidatar, enquanto no E-2 apenas cidadãos de países que possuem um tratado de comércio com os Estados Unidos.

Outro ponto é a quantia que deve ser investida, enquanto no primeiro é necessário um investimento a partir de 900.000 dólares, gerar no mínimo dez empregos no prazo de dois anos, o investidor não é obrigado a gerenciar o negócio ou acompanhar todo o desenvolvimento do projeto. Ele pode fazer um “investimento passivo”, que pode ser gerenciado pelos centros regionais. Enquanto no visto E-2 o investimento inicial pode partir de 200,000 dólares e os únicos requisitos são: Investir em um empreendimento que gere lucro, ou seja, seja comercialmente ativo, vendendo produtos ou oferecendo serviços e demonstrar que os fundos não foram obtidos, direta ou indiretamente, de atividades criminosas.

O visto E-2 acaba sendo uma modalidade mais barata e mais acessível do que o visto EB5, além de possuir praticamente os mesmos benefícios e menos exigências quanto ao investimento.

Voltar ao topo

 

Preencha nosso formulário de contato abaixo para conquistar seu green card e imigrar para os EUA legalmente.

    [custom_date]